A FACULDADE SUDAMÉRICA é uma Instituição de Ensino Superior apta a ministrar cursos superiores de graduação nas mais diversas áreas do conhecimento, cursos de pós-graduação e a desenvolver atividades de pesquisa e de extensão.Tendo sua mantenedora sido fundada no ano de 1999, desde o seu credenciamento por parte do Ministério da Educação e o funcionamento do seu primeiro curso de graduação tem, na sua trajetória, elegido como preponderante o fator qualidade.
Formada por um corpo de profissionais com décadas de experiência no setor educacional, a SUDAMÉRICA acredita na educação como meio de minimização das diferenças e da transformação social.
Buscando sua tônica na elaboração de uma Proposta Pedagógica inovadora, dinâmica e sintonizada com os novos tempos, a FACULDADE SUDAMÉRICA capacita seus egressos/discentes para atuar de acordo com as novas demandas exigidas pelo mercado de trabalho.
Para isso, a FACULDADE SUDAMÉRICA reúne os melhores talentos docentes, portadores da qualificação e da titulação de mestrado e/ou doutorado, necessária para exercer as atividades de docente na Instituição.
Neste contexto, a Política Pedagógica da FACULDADE SUDAMÉRICA constitui-se, pois, em um instrumento que estimula o pensamento coletivo, a produção construída com a participação de todos os profissionais da Instituição, atentos ao papel de revitalizadores do processo educativo, atualizando e garantindo o compromisso com a reflexão, solidariedade e ação.
A Direção Geral da FACULDADE SUDAMÉRICA está a cargo do Prof. Alcino Leite Antonucci desde 15 de dezembro de 2008, profissional altamente qualificado, tendo dedicado toda sua vida ao setor educacional. O Prof. Alcino Leite Antonucci é Graduado em Letras e Pós-graduado em Educação, sua experiência na área educacional é ampla, tendo exercido a docência de de Língua Portuguesa, Linguística, Redação e Literatura em diversas instituições educacionais. Na área administrativa, foi Vice-diretor de escolas estaduais, posteriormente, Vice-diretor e Diretor Geral de Instituições de Ensino Superior no Estado de Minas Gerais, durante vinte e cinco anos. Atualmente, exerce com exclusividade o cargo de Diretor da Faculdade Sudamérica.
MISSÃO INSTITUCIONAL
Atender aos anseios da educação superior da comunidade, promovendo a educação através do ensino, pesquisa e extensão, gerando recursos humanos competentes para contribuir com o desenvolvimento científico, econômico, social, político e cultural de Cataguases e Região, na busca da melhoria da qualidade de vida de sua população.
CREDENCIAMENTO NO MEC
Portaria nº2.634, de 19 de setembro de 2002
OBJETIVOS
A SUDAMÉRICA, como Instituição de Ensino Superior, tem por objetivos, na área dos cursos que ministra:
A SUDAMÉRICA busca promover e manter a excelência no ensino superior, visando a formar profissionais qualificados que, através do conhecimento científico adquirido em sua formação acadêmica, possam responder às exigências de um mercado cada vez mais competitivo, entendendo que o cenário atual demanda novas exigências, valorizando o ser pensante e o trabalho inter e multidisciplinar.
A práxis pedagógica da SUDAMÉRICA prima pela formação integral do discente enquanto sujeito agente da comunidade.
As principais referências, que serão utilizadas para estabelecer o plano de desenvolvimento da IES no período de 2019 – 2023, têm como pilares sustentadores os seguintes eixos:
Eixo 1 - Planejamento e Avaliação Institucional
Eixo 2 - Desenvolvimento Institucional
Eixo 3 - Políticas Acadêmicas
Eixo 4 - Políticas de Gestão
Eixo 5 – Infraestrutura
VALORES
Como valores que sustentam os trabalhos desenvolvidos na SUDAMÉRICA, tem-se:
• Administração com transparência e respeito à diversidade;
• Compromisso com a excelência;
• Inovação e criatividade na construção do conhecimento;
• Integridade e seriedade;
• Responsabilidade Social.
VISÃO
Em se tratando das particularidades filosóficas, a SUDAMÉRICA tem por princípio salientar algumas visões, conforme se apresentam abaixo:
Visão Generalista – Pretende-se que os profissionais formados pela SUDAMÉRICA possuam uma visão generalista de organização, do macro e do micro ambientes em que estão inseridos, bem como, a capacidade de atuarem nas especificidades dos problemas das Organizações Públicas e Privadas, independente do porte e localização destas.Visão Humanística – Intenta-se, pois, que os profissionais formados pela SUDAMÉRICA possuam capacidade de interagir com outros indivíduos em seu ambiente de trabalho, em busca da qualidade relacional e produtiva. Para tanto, trabalhar-se-á com o objetivo de que ele possua capacidade de interpretar as necessidades sociais do meio em que se insere e possa propor mudanças que visem melhorar a qualidade de vida da população.Visão Multidisciplinar – Pretende-se que os profissionais egressos da SUDAMÉRICA evidenciem capacidades de iniciativa, percepção, negociação, liderança, trabalho em equipe, cooperação e espírito empreendedor.
METAS
Como metas a serem atingidas, a Sudamérica propõe tornar-se um centro educacional de qualidade e desde o início de seu funcionamento e com a definição de sua identidade como instituição de ensino, a Instituição tem como meta e fator preponderante o oferecimento de uma educação efetivamente de qualidade.
Com perspectivas de consolidação atividades investigativas (iniciação científica) e de ter forte participação na comunidade em que está inserida, a SUDAMÉRICA tem metas definidas para a consecução de seus objetivos para os próximos cinco anos.
Assim, as práticas pedagógicas adotadas sempre terão por objetivo a perpetuidade da instituição e sua legitimação perante a sociedade. No caso presente, o horizonte delineado é o de 05 anos e é nesse período em que o planejamento, que os esforços deverão ser direcionados de forma que a Faculdade Sudamérica chegue ao final do período como um centro qualificado de ensino capaz de propiciar:
No que tange efetivamente ao cronograma de expansão de cursos nos próximos cinco anos, a Instituição elaborou seu PDI, levando em consideração as condições políticas e econômicas do País.
CONHEÇA O CURSO